terça-feira, 1 de agosto de 2023

Suspeitos são presos e um morre após policial da Rota ser assassinado em patrulhamento em Guarujá (SP)

 Quatro suspeitos foram identificados, no total; cabo atingido não corre risco de morrer.


O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou nas redes sociais, nesta sexta-feira, que as autoridades identificaram quatro suspeitos de envolvimento na morte do policial militar Patrick Bastos Reis, integrante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). De acordo com o secretário, dois já foram presos e um morreu em confronto com policiais.



"Estou no Guarujá acompanhando a operação junto com o Comandante Geral, Coronel Cássio, e com o Delegado Geral, Dr. Artur Dian, na busca incessante pelos criminosos que mataram nosso policial", escreveu Derrite no Twitter, nesta sexta-feira.

"Dois deles estão presos. Em um outro ponto do Guarujá, houve confronto com a ROTA e um criminoso morreu. Não vamos descansar enquanto não prendermos todos", conclui Derrite na postagem.

Os suspeitos também atingiram um cabo que acompanhava o agente morto. O homem segue em observação e não corre risco de morrer. "Os PMs do 1º Batalhão de Choque faziam patrulhamento pela comunidade quando foram atacados por criminosos armados que efetuaram disparos de arma de fogo", informou a SSP, em nota.

A vítima fatal foi identificada como o soldado Patrick Bastos Reis. Ele foi baleado durante patrulhamento na comunidade Vila Zilda, no Guarujá. Um vídeo compartilhado nas redes sociais de policiais militares mostra o momento em que a viatura da Rota chega a um hospital do Guarujá com Reis baleado.

— A Rota chegou a milhão. Olha por onde entrou, vai tirar logo um corpo ali. Vamos ver de quem é, se é soldado. Bagulho tá louco, hein? É a Rota parceiro, tirando o cara ali. Pelo jeito é um soldado. A outra [viatura] tá vindo também a milhão. É soldado — diz o autor do vídeo.

(O Globo)

Em agenda com ministra Anielle Franco, Iracema afirma que criação de Centro da Mulher Negra fortalece pauta antirracista

 A presidente da Alema destacou a satisfação do Parlamento Estadual em estar irmanado para o fortalecimento de uma pauta tão importante como a luta e a educação antirracistas

Agência Assembleia


Iracema Vale ao lado do governador Brandão e da ministra Anielle Franco, no ato de oficialização do Centro

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta segunda-feira (31), da posse da nova diretoria do Centro Estadual de Referência da Mulher Negra Ana Silvia Cantanhede, que contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Na solenidade, o governador Carlos Brandão (PSB) assinou o decreto que oficializa a criação da instituição e inaugurou a Área de Vivência Marielle Franco no local.  

Iracema Vale destacou a satisfação do Parlamento Estadual em estar irmanado para o fortalecimento de uma pauta tão importante como a luta e a educação antirracistas. “Para nós da Assembleia essa é uma bandeira de luta, pois fazemos política para o povo do Maranhão, que tem uma comunidade negra muito forte e é a nossa descendência. Então, estamos muito felizes em apoiar essa causa e esse movimento”, afirmou. 

A ministra Anielle Franco disse que o Centro Estadual de Referência da Mulher Negra é um exemplo concreto do que são políticas públicas voltadas para as mulheres negras e a população preta em geral. 

“É uma honra ser recepcionada não só pelo governador Carlos Brandão, mas também estar ao lado das parlamentares maranhenses, que têm à frente essa pauta que é uma luta muito importante para o país inteiro. A inauguração desse espaço é um marco e esperamos que iniciativas como esta sejam replicadas em mais estados”, disse a ministra.

Ato de descerramento da placa inaugural da Área de Vivência Marielle Franco, no Centro de Referência da Mulher Negra

Iniciativa  

O Centro Estadual de Referência da Mulher Negra tem como propósito oferecer um local seguro e acolhedor às mulheres negras vítimas de racismo, discriminação de gênero e violência estrutural e religiosa. O governador Carlos Brandão frisou que o espaço é o primeiro do Nordeste criado com essa finalidade e que a iniciativa é um exemplo para todo o país.  

“Aqui será um local onde vamos desenvolver políticas públicas voltadas para as mulheres negras, além de ser uma ponte para discutir com o governo ações nas áreas da saúde, educação, combate ao racismo e políticas para a população negra”, completou Brandão.

Na solenidade, o governador Carlos Brandão assinou o decreto que oficializa a criação da instituição

Também estiveram presentes os deputados Roberto Costa (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Janaína Ramos (Republicanos) e Fabiana Vilar (PL), que ratificaram a importância do espaço para as mulheres e toda a população negra do estado.   

“Esse é um passo importante que o governador Carlos Brandão dá ao priorizar as políticas de inclusão social para a população negra do nosso estado. Mostra também a necessidade de fortalecermos a presença da mulher negra dentro da sociedade, uma vez que o Maranhão é composto em sua maioria pela população negra”, afirmou o deputado Roberto Costa. 



A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...