sexta-feira, 12 de abril de 2019

Projeto de Weverton pode incluir 44 municípios maranhenses em pacote de incentivo do governo

luis crardoso

 O senador Weverton (PDT-MA) e o coordenador da bancada federal maranhense, deputado federal Juscelino Filho (DEM), se reuniram com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Brasília, para pedir a inclusão do Maranhão em um pacote de fomento à agricultura do Nordeste, que está sendo preparado pelo governo federal. Segundo a ministra, que negou informação do jornal O Estado de São Paulo de que o Maranhão ficaria fora do pacote, o governo planeja um conjunto de ações que chegará a todos os estados nordestinos e começará pela região do semiárido. Para garantir que o estado participe já da primeira etapa, Weverton apresentou no Senado, nesta sexta-feira (12), um projeto de lei que define 44 municípios maranhenses como da região do semiárido nordestino.
“O Maranhão não pode deixar de receber esses recursos. Nosso estado tem regiões no semiárido que precisam de incentivo e vamos lutar para que seja parte desse pacote”, explicou Weverton.
Com a aprovação do projeto, esses municípios passam a ter acesso a políticas públicas de combate à desertificação, recuperação de áreas degradadas, convivência com a seca e geração de emprego e renda, entre outras políticas de inclusão social e econômica.
Em seu projeto, que é baseado em estudos técnicos realizados entre 2006 e 2016, Weverton lembra que os 44 municípios do leste maranhense apresentam as mesmas condições de escassez de chuva e as características climáticas, sociais e econômicas semelhantes àquelas que prevalecem nas zonas semi-áridas do restante do Nordeste. Em 2017, Timon e Araioses já haviam sido incorporados à região, que é coberta pela área de atuação da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).
“As condições climáticas agressivas dificultam as práticas agrícolas. A inclusão dessas cidades é fundamental para o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou o senador.
Conheça os municípios incluídos no semiárido pelo projeto:
Afonso Cunha, Agua Doce Maranhão, Adeias Altas, Anapurus, Barão do Guajarú, Barreirinhas, Belágua, Benedito Leite, Brejo, Buriti, Buriti Bravo, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Duque Bacelar, Humberto de Campos, Lagoa do Mato, Loreto, Magalhães Almeida, Mata Roma, Matões, Milagre do MA, Morros, Nina Rodrigues, Paraibano, Parnarama, Passagem França, Paulino Neves, Primeira Cruz, Santa Quitéria do MA, Santana do MA, Santa Amaro do MA, São Benedito Rio Preto, São Bernardo, São Francisco do MA, São João do Sóter, São João dos Patos, Sucupira do Riachão, Timbiras, Tutóia, Urbano Santos, Vargem Grande.

a companhe o blog do cremildovalle

BAHIA – MÃE AMPUTA COM MACHADO PÉ DO FILHO DE 3 ANOS PARA RECEBER BENEFÍCIO DO INSS

Um menino de três anos teve o pé direito amputado, possivelmente com um machado, na zona rural da cidade de Tabocas do Brejo Velho, Oeste da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, a suspeita do crime é a própria mãe da criança, que teria feito isso para o menino ser aposentado por invalidez e receber benefício do governo.
O crime ocorreu domingo passado, Dia das Mães, e só foi descoberto no dia seguinte. A vítima foi operada no Hospital do Oeste, em Barreiras, e não corre risco de morte. O caso foi confirmado pela 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin), sediada em Santa Maria da Vitória e com abrangência em Tabocas do Brejo Velho.
O delegado Alessandro Braga, de Santa Maria da Vitória, disse que o caso está sendo apurado desde a quarta-feira (16), quando foi prestada a queixa do crime. Ele não soube informar se a mãe do menino já foi ouvida no caso. O CORREIO não conseguiu contato com a delegacia de Tabocas porque o telefone da unidade está quebrado.
O crime chegou até as autoridades policiais por meio do Conselho Tutelar de Tabocas, que recebeu denúncias de moradores do povoado de Juazeiro (a 16 km da sede), onde a criança mora com a mãe.
A conselheira tutelar Silvana Oliveira Campos, de Tabocas, disse que as suspeitas recaem sobre a mãe porque na casa dela foi encontrado um machado e um pano sujos de sangue.
Os objetos estavam num depósito nos fundos da residência, e foram apontados pelos avós da criança, que deram informações confusas sobre o que ocorreu com a vítima.
A criança, segundo a conselheira tutelar, está em um abrigo em Barreiras. O Conselho Tutelar de Tabocas pedirá que mãe da criança perca a guarda da mesma.
Há suspeitas de que, no momento do crime, ela tenha sido ajudada por um homem, que seria companheiro dela, mas ainda não foi identificado. A mulher está desempregada.
O Conselho Tutelar informou ainda que obteve informações de populares de Juazeiro de que a mãe do menino vivia dizendo que queria viver de benefício do governo.

São Luis/MA – Polícia prende filho suspeito de matar a própria mãe


A polícia cumpriu na quarta-feira (10), em Santo Antônio dos Lopes, a 310 km de São Luís, um mandado de prisão contra Francisco Martins Santana por suspeita de matar a sua própria mãe identificada como Antônia Martins Santana no dia 21 de junho de 2016, no povoado Nova Demanda, zona rural de Santo Antônio dos Lopes. De acordo com a polícia, o crime foi motivado por dinheiro que a vítima recebeu em uma indenização.
Segundo a polícia além de Francisco Martins, também foi presa a sua companheira, Maria da Conceição Costa Lima, pela suspeita de participação no crime contra mãe do filho suspeito.
A polícia diz que Maria da Conceição já havia sido presa temporariamente na fase de investigação policial após ser comprovado que ela teria transferido, dias antes, uma quantia em dinheiro da conta poupança da vítima, de quem era nora, para a sua própria conta, aproveitando-se da confiança da idosa, que teria recebido uma indenização de uma empresa de gás por suas terras.
Os policiais acrescentam também que Francisco Martins Santana e Maria da Conceição Costa Lima mentiram durante depoimento dado à polícia que a vítima teria sacado a quantia de R$ 6 mil dias antes à sua morte e que foi morta após ser alvo de um latrocínio, que é um roubo seguido de morte.
Após os depoimentos dos suspeitos, a polícia decidiu realizar a quebra de sigilo bancário deles, onde foi constatado que a versão deles era falsa.
Francisco Martins Santana e Maria da Conceição Costa Lima foram presos e autuados pelo crime de homicídio qualificado. Eles foram encaminhados para a delegacia de Santo Antônio dos Lopes, onde ficarão à disposição da Justiça.

Fortes rumores de demissão em massa de comissionados e terceirizados no estado

Luis cardoso

O fantasma da demissão em massa de servidores públicos comissionados e de funcionários de empresas terceirizadas que trabalham para o Governo do Estado do Maranhão começa a assombrar muitos pais de famílias.

As futuras demissões irão causar filas enormes para a procura de empregos em todo o Maranhão
O vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes do Maranhão procurou ontem os deputados para falar do receio da provável medida governamental. Os vigilantes das escolas públicas seriam substituídos por porteiros, como forma do governo economizar nos gastos visto que um vigilante custa três vezes mais que um simples porteiro.
Porém, o porteiro não recebeu nenhum treinamento para lidar com violência e muito menos possui certificado expedido pela Polícia Federal para exercer a função de vigilante. As informações oficiais apontam que cerca de 500 já foram pra rua e, segundo o sindicato, mais 1 mil estariam aguardando a demissão.
Como é de conhecimento geral, o governador Flávio Dino, ao contrário de enxugar a máquina assim que assumiu o primeiro mandato em 2014, aumentou o número de secretarias e órgãos e inchou os quadros com seus pessoal de militância política. Agora, com a crise, já cogita passar a tesoura em boa parte.

Não se sabe ao certo o número de cargos em comissão que irão desaparecer e nem o volume de servidores sem concurso que irão ficar desempregados, mas o governo quando instado sobre a questão oferece o silêncio como resposta.

a companhe o blog do cremildovalle

Moradores do bairro Diamante, que fica próximo da Caema, estão mais de mês sem água

Luis Cardoso.



O bairro do Diamante fica na área do centro da cidade e bem próximo da sede da Caema. Ainda assim, é o que mais sofre com o problema da ausência de água, embora as contas cheguem todos os meses em cada casa.
Neste período de mais de uma mês sem a presença do líquido precioso nas torneiras, quem quer tomar banho, lavar, cozinhar ou tomar água, é obrigado a comprar nos carros pipas ou nas garrafas minerais.
Revoltados, nesta semana eles interditaram a entrada principal do bairro e foram contidos. Mesmo depois da manifestação, a diretoria da Caema e o governador Flávio Dino fingem que o Diamante não existe. E olha que o comunista foi o mais votado em 2018 naquela comunidade.
Confira abaixo nos vídeos a manifestação:



A companhe o blog do cremildovalle

Governo cumpre todas as metas propostas para os primeiros cem dias de trabalho

O cumprimento das 35 metas estabelecidas para os primeiros cem dias do Governo Federal foi anunciado nesta quinta-feira (11), no Palácio do Planalto, pelo presidente Jair Bolsonaro em evento que reuniu ministros, parlamentares e outras autoridades.

Entre as metas alcançadas estão a redução da máquina administrativa, as concessões no setor de transportes, a facilitação do porte de armas, o projeto de lei Anticrime, o leilão de cessão onerosa, o 13º do Bolsa Família e a melhora no ambiente de negócios do turismo.

O presidente também ressaltou o comprometimento do Executivo em conferir transparência aos objetivos estratégicos traçados até 2022. Entre eles figuram o combate à corrupção, à violência e ao crime organizado; a valorização das liberdades individuais, da cidadania e da família; a qualidade da educação e saúde básicas e a preparação dos cidadãos para o mercado de trabalho, com mais oportunidades; a melhoria do ambiente de negócios e estímulo à concorrência; a ampliação da infraestrutura com investimento privado; a eficiência administrativa e a transparência estatal, além do equilíbrio fiscal e o uso eficiente dos recursos naturais.
Para Bolsonaro, a intenção do governo é “alavancar a economia, com geração de emprego e renda e desburocratizar o País, com base em uma agenda de Estado, estruturante e de longo prazo”.
Confira abaixo as metas alcançadas nos primeiros cem dias de governo.
 METAS ALCANÇADAS
1. Estímulo à Agricultura Familiar
Ampliado o prazo das Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar para dois anos, garantindo a continuidade do acesso a milhões de pequenos produtores a políticas de promoção da agricultura familiar.
2. 13º do Bolsa Família
Expande a transferência de renda para as 14 milhões de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. O governo garantiu o orçamento necessário para a criação de um Abono Natalino para ampliar a transferência de renda no último mês do ano.
3. Programa Bolsa Atleta
Moderniza o programa para estímulo de jovens atletas.
4. Implantação do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização
Implantado o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização para mapeamento de tecnologias para purificação, filtragem e reaproveitamento de águas consideradas impróprias para o consumo humano e agricultura, garantindo a ampliação da segurança hídrica.
5. Programa Ciência na Escola
Programa Ciência na Escola (PCE) lançou chamadas públicas para promover a educação científica na Educação Básica, capacitando professores e alunos.
6. Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH)
Publicado o Plano Nacional De Segurança Hídrica, instrumento de definição das intervenções estruturantes e estratégias ao combate de eventos hídricos extremos de secas e chuvas, que inclui a construção de barragens, sistemas adutores, canais e eixos.
7. Combate às fraudes nos benefícios do INSS
A Medida Provisória 871/2019 iniciou amplo processo de revisão, abrangendo cerca de 6,4 milhões de benefícios administrados pelo INSS, com economia potencial de R$ 9,8 bilhões em 12 meses.
8. Redução da Máquina Administrativa
O Decreto nº 9.725, de 12 de março de 2019, estabelece o corte de 21 mil cargos, funções e gratificações do Executivo Federal. O quantitativo reduzido imediatamente é de 6.587 cargos que estão vagos (31,4%). Além disso, 2.001 (9,5%) gratificações técnicas deixarão de ser ocupadas em 30 de abril e as outras 12.412 (59,1%) serão extintas ou proibidas de ocupação no dia 31 de julho.
9. Intensificação do processo de inserção econômica internacional
Reorientação das políticas de comércio exterior, com medidas para ampliar a competitividade das empresas brasileiras, reduzem custos de insumos e produtos e desburocratizar processos.
10. Vinculação da autorização de concursos públicos à adoção de medidas de eficiência administrativa
O Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019, modifica o processo de autorização de novos concursos públicos. A partir de sua edição, o Ministério da Economia somente analisará os pedidos de novos certames dos órgãos e entidades que estiverem em dia com um conjunto de medidas de eficiência administrativa, tais como digitalização de serviços ofertados ao cidadão, a contratação de bens e serviços de forma centralizada e atualização da base de dados cadastral do Sipec.
11. Sine Aberto
Estabelecido o compartilhamento de dados de desempregados constantes do SINE com empresas privadas, o que permitirá a melhor combinação entre vaga e candidato, elevando a eficiência do processo, reduzindo o desemprego, com o aumento do número de contratados e a redução do tempo de procura entre um emprego e outro.
12. Alfabetização Acima de Tudo
Os programas e ações que derivarão da nova Política Nacional de Alfabetização contribuirão para a melhoria da qualidade da alfabetização em todo o território nacional e a erradicação do analfabetismo absoluto e do analfabetismo funcional no território brasileiro, nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, bem como do ensino não formal.
13. Concessões no Setor de Transportes
Foram realizados, com sucesso, os leilões de 12 aeroportos (valor total de R$ 2,38 bilhões), de 4 terminais portuários (arrecadados 274 milhões e 271 milhões de investimentos previstos) e da Ferrovia Norte Sul (R$2,74 bilhões de investimentos previstos).
14. Decreto de Facilitação da Posse de Armas
Proposta cumpre o exercício do direito fundamental à legítima defesa, em especial daqueles mais expostos a situações de risco, que passam a ter recurso a posse de arma, se assim desejarem, ampliando as possibilidades de recursos à legítima defesa.
15. PL Anticrime
Propõe projetos de lei para aumentar a eficácia no combate ao crime organizado, ao crime violento e à corrupção. As propostas são reflexo de compromisso de campanha e reduzirão os níveis de corrupção e de criminalidade, aumentando a confiança nas instituições e o nível de segurança dos cidadãos.
16. Apoio à Operação Lava-Jato
Recomposição da força de trabalho empregada para as atividades da Operação Lava Jato teve um aumento total de 57,1%, atendendo a meta estimada. A reestruturação e fortalecimento das forças tarefas e equipes policiais encarregadas de investigar a grande corrupção passou de 149 para 234 policiais federais.
17. Aprimorar o Sistema de Recuperação Ambiental
A medida produzirá um incremento na arrecadação oriunda da cobrança das multas aplicadas pelo IBAMA e o estímulo ao uso da conciliação ambiental para a resolução de conflito.
18. Plano Nacional para Combate ao Lixo no Mar
O combate ao lixo no mar constitui a primeira fase da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, que apresenta um conjunto de ações concretas e de resposta imediata para a melhoria da qualidade ambiental e, portanto, da qualidade de vida nas cidades
19. Viabilizar leilão do excedente da cessão onerosa
Viabilizado o Leilão dos Excedentes da Cessão Onerosa, que em muito contribuirá para a atração de investimentos e, consequentemente, geração de emprego, renda e segurança energética para o País.
20. Campanha nacional de prevenção ao suicídio e à automutilação de crianças, adolescentes e jovens
Promove uma maior conscientização da sociedade civil sobre o tema e desencadeia ações mais articuladas dos órgãos do poder público que lidam com a temática, gerando uma diminuição nos casos de suicídio e automutilação que nos últimos anos vêm crescendo exponencialmente no país.
21. Regulamentação da Lei Brasileira de Inclusão
A atualização do Decreto nº 8.954/2017 promoverá a adequada regulamentação do artigo 2º da LBI que trata da avaliação biopsicossocial para garantir que a caracterização da deficiência seja elaborada de forma multiprofissional e interdisciplinar, permitindo o devido acesso às políticas públicas.
A regulamentação dos artigos 51 e 52 da LBI, que tratam da adaptação de táxis e de veículos de locadoras, beneficiará pessoas com deficiência, especialmente aquelas que utilizam cadeira de rodas e precisam de veículos adaptados para se locomover com dignidade, segurança e autonomia.
22. Educação domiciliar
A regulamentação da educação domiciliar via ato normativo de iniciativa do Poder Executivo visa a conferir segurança jurídica às famílias que já praticam o ensino domiciliar. Além disso, a medida estabelece critérios para que o exercício da educação domiciliar seja implantado de forma adequada com a normatização e fiscalização do Poder Público, assegurando o cadastramento via plataforma virtual, avaliações periódicas e monitoramento das atividades realizadas pelo estudo dirigido pelos pais ou responsáveis legais.
23. Redução tarifária do Mercosul
Lançado em reunião do Mercosul o processo de revisão da Tarifa Externa Comum (TEC) Com isso, espera-se um aumento no potencial de crescimento da economia brasileira, associado a uma maior oferta de produtos e à queda na inflação, com o potencial de reduzir desigualdades e ampliar o bem-estar para a população.
24. Retomar o Brasão da República no Passaporte
Novos passaportes com o Brasão da República já estão sendo produzidos pela Casa da Moeda e passarão a ser distribuídos aos cidadãos brasileiros nas próximas semanas. Com essa medida, valorizam-se os símbolos nacionais no Brasil e no Exterior e fomenta-se o patriotismo da população brasileira.
25. Fortalecer a vigilância e aumentar a cobertura vacinal
Com a diversidade de ações integradas de atenção à saúde e fortalecimento da vigilância, espera-se um grande aumento da adesão dos municípios ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), que reúne dados de vacinação, maior acesso da população às salas de vacinação e às informações epidemiológicas e de vacinação, além de maior cobertura vacinal e proteção de todos contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, meningite, poliomielite, H1N1 e febre amarela.
26. Melhorar o ambiente de negócios do turismo e potencializar a atração de investimentos para o Brasil
Editado decreto que institui a Política Nacional de Gestão Turística dos Patrimônios Mundiais reconhecidos pela UNESCO e assinadas portaria e instrução normativa que permitirão a implantação da gestão turística de áreas da União.  Esses são dois passos importantes para aumentar a visitação dos sítios culturais e naturais brasileiros, declarados Patrimônio Mundiais.  Assim, ambas as medidas trarão como resultado a geração de empregos, o aumento na entrada de divisas no país e a melhoria do bem-estar da população, com o aumento da oferta de opções de cultura e lazer.
27. Reestruturar a Empresa Brasileira de Comunicação
A nova orientação relativa à qualidade do conteúdo eliminará o seu viés ideológico e permitirá a produção e transmissão de conteúdo identificado com os valores do povo brasileiro. As alterações na estrutura e nos processos aumentarão a eficiência do órgão com redução de custos para o cidadão brasileiro.
A reestruturação vai permitir que a EBC atenda ao interesse coletivo da população de receber serviços de radiodifusão pública e serviços conexos, complementares à comunicação privada, otimizando recursos financeiros e direcionando investimentos à infraestrutura de transmissão, com consequente ampliação do alcance do sinal.
28. Racionalizar e modernizar estruturas e processos ministeriais
A modernização de estruturas e processos administrativos, em especial com a intensificação da tecnologia da informação, aumentará a efetividade e eficiência da prestação de serviços públicos.
29. Regras e critérios para ocupação de cargos de confiança no Governo Federal
A partir da publicação do Decreto Presidencial nº 9727, de 15/03/2029, foram estabelecidos pelo Governo Federal critérios mínimos, perfil profissional e procedimentos gerais necessários para a ocupação de cargos de confiança do Poder Executivo Federal, notadamente aqueles do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores/DAS e das Funções Comissionadas do Poder Executivo/FCPE dos níveis 2 a 6
30. Programa Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania
A ação busca criar uma cultura de ação ética dos cidadãos o que resultará em benefícios para a sociedade, em especial na utilização de recursos públicos. Com orientação adequada voltada à ética e cidadania, transmitida a crianças desde o ensino fundamental, é possível formar cidadãos comprometidos com o bem, o que auxilia no combate à corrupção e ao crime, anseio da população.
31. Criação do Comitê de Combate à Corrupção no Governo Federal
Tem por finalidade assessorar o Presidente da República no estabelecimento de diretrizes e propostas para a consecução de políticas públicas voltadas para o combate à corrupção, a partir da reunião dos órgãos de Governo diretamente envolvidos com o tema, como a Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Ministério da Economia (ME) e o Banco Central do Brasil, em um ambiente de  debate e discussões que possam dar celeridade na adoção de ações por toda a Administração Pública Federal
32. Sistema Anticorrupção do Poder Executivo Federal
Medida complementar ao conjunto de ações destinadas ao combate à corrupção, anseio da população brasileira.
33. Atendimento eletrônico de devedores dos órgãos federais
O atendimento para todos os serviços relativos aos devedores das dívidas sob responsabilidade da Advocacia-Geral da União era realizado em uma de suas unidades até a implementação desta ação que passou a oferecer aos devedores pessoas físicas ou jurídicas a opção de obter serviços relativos aos débitos por meio de portal no sítio eletrônico da AGU dos débitos geridos pelo Órgão. A medida facilita o acesso do cidadão ao serviço público, simplificando procedimentos, evitando deslocamentos e estimulando a quitação de dívidas.
34. Independência do Banco Central
A garantia de independência é um dos passos no processo de boas práticas adotadas no referencial internacional para manter a inflação baixa e reduzir a taxa de juros estrutural e o risco país. Um risco país mais baixo e uma taxa de juros menor criam o caminho para o aumento do investimento, barateiam a produção (capital de giro) e ampliam o consumo, permitindo crescimento maior do PIB sem gerar inflação, aumento do emprego, melhora da infraestrutura nacional e aumento da competitividade do País. Adicionalmente, uma taxa de juros menor reduz o custo da dívida pública, que é suportado por todos os cidadãos através do pagamento de impostos.
35. Critérios para Dirigentes de Bancos Federais
A proposta garante tratamento igualitário entre os bancos privados e os públicos, exigindo para a nomeação no alto escalão dos bancos públicos, o mesmo que já exigido para os grandes bancos privados que atuam no Brasil. Com isso evita-se os prejuízos e erros de escolha observados nos principais bancos públicos no período recente, com empréstimos externos questionáveis, escolha de campeões nacionais e outras formas de empréstimo deletérias. A proposta contribuirá para a profissionalização dos gestores de instituições financeiras públicas federais e auxiliará na escolha de dirigentes alinhados com os interesses da entidade pública, resultando em mais solidez e eficiência para o Sistema Financeiro Nacional.
a companhe o blog do cremildovalle 

Deputado Wellington sai em defesa dos vigilantes em discurso na Assembleia


Na manhã desta quinta-feira (11), o vice-presidente do SINDVIG-MA, Daniel Pavão, procurou o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), na Assembleia Legislativa, por meio de uma carta aberta aos deputados, onde denuncia que aproximadamente 1200 vigilantes seriam demitidos a partir de maio deste ano pelo Governo do Estado, para contratação de porteiros. 

Conforme a parlamentar, mediante a intransigência do governo em atender os representantes da categoria, o Sindicato resolveu recorrer à Assembleia Legislativa do Maranhão para que os deputados solicitassem ao governador Flávio Dino (PCdoB), que 1200 vigilantes não fiquem desempregados.
Anteriormente, o governo já havia demitido 504 vigilantes e contratado porteiros somente pelo dia, para redução de custos. Mas, na opinião do deputado, não existe uma razão específica para tal rescisão contratual em massa, de forma emergencial, visto que a substituição de vigilantes por porteiros de forma integral diminui diretamente a proteção deferida ao patrimônio público, alunos e professores que frequentam as unidades educacionais estaduais.
O presidente do SINDVIG-MA, Raimundo Raposo, espera que o governador revogue esta decisão, pois muitos pais de família ficarão desempregados. O que não é o caso de desclassificar os porteiros, mas os vigilantes têm o preparo para garantir a segurança do patrimônio e integridade física das pessoas, sendo regulamentados pela Lei 7.102/93.
“O que me surpreendeu foi o governador tomar a decisão de demitir 1200 trabalhadores de uma vez só. E até o presente momento não nos receber para dialogar. Até na Secretaria de Educação já não me recebem mais. Pedi que me informassem de forma oficial e até agora não obtivemos resposta. Por isto, recorremos aos deputados. E se não tiver diálogo, vamos para a porta do Palácio solicitar que ele volte atrás desta decisão. Não estamos interessados em empresa A ou B e sim com o emprego da categoria”, declarou Raposo.
O deputado Wellington do Curso defendeu a categoria em discurso na sessão plenária, para que mais trabalhadores não fiquem desempregados. “Vamos solicitar ao Governo do Estado uma explicação, principalmente o motivo pelo qual estão fazendo isto de forma emergencial e o mais grave, aumentou os impostos e vai desempregar pais de família. Contem com a Assembleia Legislativa. Contem Comigo. O meu mandato é de vocês”, denunciou Wellington no Plenário.
Na atualidade, esta é a única profissão regulamentada pela legislação brasileira que trata de segurança privada no país. A Polícia Federal, por intermédio da PORTARIA 3.233/2012-DG/DPF é quem estabelece os requisitos, direitos e deveres para o exercício da profissão de vigilante, sendo essencial para a segurança nas escolas públicas.

siga o blog do cremildovalle

Empresa de São José de Ribamar fatura contrato de R$ 17 milhões em Itapecuru

Localizada no Cohatrac V, em São José de Ribamar, a Amazonas Serviços faturou um contrato milionário na Prefeitura de Itapecuru-Mirim, comandada por Miguel Luande.
O acordo visa a contratação de mão-de-obra terceirizada para atuar nos cargos de digitador, auxiliar operacional, administrativo e cuidador, eletricista, pedreiro, ajudante de pedreiro, cuidador e vigilante.
O valor destinado à empresa, que tem como proprietários Tarcilia Ericeira Silva e Antônio Vieira Leite Júnior, gira em torno R$ 17.085.174,43 milhões.
Por mês, a Amazonas Serviços vai receber R$ 1,4 milhão para fornecer prestadores de serviços à Administração Municipal.


Prefeito de São João do Caru volta a ser cassado por improbidade administrativa

blog do luis cardoso

A decisão foi tomada pelo juiz Bruno Barbosa que atendeu ao pedido do Ministério Público em razão do prefeito de São João do Caru, Francisco Vieira Alves, conhecido por Chichico do PTC, cometeu atos de improbidade administrativa pela segunda vez.

A Comarca de Bom Jardim acatou as alegações do MP no que diz respeito as denúncias como o uso de servidores da prefeitura que agiram como advogados de defesa do prefeito, além de contratar funcionários sem concurso público e deixar de pagar vários servidores efetivos.

Chichico não é réu primário no cometimento de crime de improbidade administrativa e, por isso, foi cassado em outra ocasião, mas conseguindo retornar através de decisão judicial.
siga o blo do cremildovalle no facebook

Condenação de Danilo Gentili viola “liberdade de humor”, diz defesa

Na quarta-feira (10), a Justiça Federal em São Paulo condenou o humorista Danilo Gentili a pena de seis meses e 28 dias de detenção pelo crime de injúria contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS). Rogério Cury, advogado de defesa do humorista, anunciou que ficou surpreso com a decisão e irá recorrer.
Cury sugere que a interpretação do caso abre um precedente perigoso para a liberdade de imprensa e de expressão. “Ainda não tivemos acesso à sentença para analisar os detalhes, mas tenho certeza que o Danilo deveria ser absolvido. Algo assim repercute mal e atinge a liberdade criativa dos humoristas e até mesmo da imprensa”, analisa o advogado.
Cury rotulou a sentença confirmada na quarta-feira (10) pela juíza federal Maria Isabel do Prado, em uma ação (queixa-crime) proposta pela parlamentar, como “tautológica” (redundante). Ele ainda citou um tuíte do presidente Jair Bolsonaro em defesa do apresentador para ressaltar que houve exagero. “Até mesmo ele se posicionou a favor do meu cliente porque sabe que isso é desmedido. Apesar de tudo, vamos manter a calma. Eu até mesmo orientei o Danilo para não provocar e agir com seriedade e lucidez neste momento”, comentou.

O humorista tem usado o Twitter para ironizar a decisão judicial. “Não me levem cigarros, por favor. Levem charutos”, escreveu em um post de quarta-feira.
Danilo também usou a rede social para agradecer o apoio presidencial. “Muito honrado! Assim como nunca imaginei um dia ser condenado à prisão por protestar contra censura nunca imaginei também contar com apoio presidencial. Também fico aliviado por entender que esse post significa um registro do compromisso do governo com a liberdade de expressão”, escreveu.
Entenda o caso
De acordo com o processo, no dia 22 de março de 2016, Danilo Gentili injuriou, através de vídeo veiculado na internet, a deputada federal “ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe alcunha ofensiva, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e a Câmara dos Deputados”.
Na decisão, a juíza Maria Isabel do Prado diz que a liberdade de expressão e de informação é um dos pilares do Estado de Direito, mas que existe uma linha ética contra os abusos.
A defesa do humorista sustentou que Danilo Gentili não teve a intenção de ofender a honra da deputada Maria do Rosário, mas a juíza não aceitou a alegação.  “Se a intenção do acusado não fosse a de ofender, achincalhar, humilhar, ao ser notificado pela Câmara dos Deputados, a qual lhe pediu apenas que retirasse a ofensa de sua conta do Twitter, o acusado poderia simplesmente ter discordado ou ter buscado a orientação jurídica de advogados para acionar pelo que entendesse ser seu direito”, afirmou Maria Isabel do Prado na sentença.
Em 2016, Gentili publicou uma série de tuítes chamando a deputada de “falsa”, “cínica” e “nojenta”. Ao receber uma notificação extrajudicial pedindo que apagasse as mensagens, o humorista gravou vídeo rasgando o documento e colocando-o dentro das calças.
Gentili sofre seguidas derrotas no caso. Na primeira instância, foi condenado a pagar indenização de R$ 15 mil e, na segunda, em julho de 2018, subiu o valor para R$ 50 mil.
siga o blog do cremildovalle 

Seis bandidos armados tocam terror em ônibus na zona rural de São Luís


blog do luis cardoso


Na madrugada desta sexta-feira (12) seis homens armados com revólveres e pedaços de paus tocaram o pânico em ônibus da linha Cajupary, na avenida São Jerônimo, Vila Vitória, zona rural da capital.
Os bandidos atiraram pedras e paus e dispararam tiros, obrigando o motorista a brecar e eles quebraram os vidros e invadiram o ônibus para fazer o assalto. Em clima de medo e terror, os passageiros foram obrigados a entregar tudo o que tinham. Com esse de hoje, sobe para três o números de assalto a ônibus em menos de 24. Os outros dois foram ontem na Vila Sarney e Piquizeiro.


siga o blog do cremildovalle

Polícia Civil prende suspeita envolvida na receptação de produtos da empresa Novo Mundo

Em continuidade nas ações de crimes na região metropolitana de São Luís, a Polícia Civil efetuou na noite desta quinta-feira (10), a prisão da suspeita Edileusa Ferreira Tavares (foto abaixo), por prática de crime de receptação dolosa de produtos eletrodomésticos roubados da empresa Novo Mundo. Ela foi flagrada com diversos eletrodomésticos, os quais tinham sidos levados de assalto de um caminhão baú, que pertencia à empresa Novo Mundo. O crime contra a empresa aconteceu nesta última terça-feira (09), por volta das 16h40, em uma avenida do Bairro da Ribeira.
A Polícia Civil iniciou as investigações por conta do Departamento de Combate a Roubo e Carga (DCRC), da Seic. Durante as investigações fora descoberto, que no endereço da suspeita, Edileusa Ferreira Tavares, localizado na Vila Maracujá. No local se encontrava diversos eletrodomésticos; produtos estes de origem do roubo do caminhão baú, pertencente da empresa Novo Mundo. Na posse da mesma foi encontrado:
–01 geladeira;
–02 tanques de lavar roupas;
–02 fogões;
–01 armário;
–01 sofá;
–18 ventiladores;
–02 aparelhos de celulares.
Os eletrodomésticos, não tinham nenhuma comprovação de posse da mesma. Todos os objetos foram confirmados, como sendo da empresa Novo Mundo. A suspeita foi encaminhada para a sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), ouvida e autuada em flagrante pelo crime de receptação.

A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...