terça-feira, 26 de março de 2024

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE DURANTE OPERAÇÃO DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL INFANTIL EM TIMBIRAS

 

A Polícia Federal no Maranhão deflagra, na manhã desta terça-feira (26), a Operação “Conteúdo Proibido IV”, visando o combate ao abuso sexual infantil por meio da rede mundial de computadores.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na residência de investigados por crimes relacionados ao armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantil por meio da internet. 

Durante o cumprimento, um dos investigados foi flagrado com o material proibido e, em seguida, conduzido até a sede policial para a lavratura dos procedimentos cabíveis.

A operação “Conteúdo Proibido IV” foi deflagrada na cidade de Timbiras, a 282 km de São Luís. O nome da operação remete ao tráfego de conteúdo envolvendo cenas sexuais de crianças e adolescentes por meio da rede mundial de computadores, conduta proibida pelas leis brasileiras e tratados internacionais.

As investigações foram conduzidas e operacionalizadas pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA. Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder, dentre outros, pelos crimes de armazenamento e disponibilização de conteúdo pornográfico infantil (Arts. 241-A e 241-B do Estatuto da criança e do adolescente). Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 10 anos de prisão.

Com a utilização de avançadas ferramentas tecnológicas, além de diferentes meios de obtenção de provas, foi possível rastrear a atuação dos investigados na rede mundial de computadores.

Os equipamentos e mídias apreendidos serão encaminhados para a realização dos exames periciais visando à coleta de provas digitais, as quais ficam armazenadas nos equipamentos eletrônicos.

A Polícia Federal tem como prioridade o combate aos crimes relacionados ao abuso e à exploração sexual infantil, visando identificar vítimas vulneráveis e prender abusadores fazendo cessar o cometimento de tais ações, as quais afetam diretamente a sociedade e a família brasileira, principalmente crianças e adolescentes.

JUSTIÇA DO MARANHÃO MANDA 811 PRESOS PARA CASA DURANTE SEMANA SANTA

Imagem ilustrativa.

     
O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Rommel Cruz Viegas, encaminhou ofício à Secretaria de Administração Penitenciária, autorizando a saída temporária de 811 apenados do regime semiaberto para visita aos familiares na Semana da Páscoa de 2024. Os beneficiados foram autorizados a sair às 9h desta quarta-feira (27), devendo retornar aos estabelecimentos prisionais até as 18h do dia 02 de abril (terça-feira).

O magistrado também determinou que os diretores dos estabelecimentos prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís comuniquem à VEP, até as 12h, do dia 05 de abril, o retorno dos internos e/ou eventuais alterações.

Por preencherem os requisitos dos artigos 122 e 123 da Lei de Execução Penal, os apenados, se por outros motivos não estiverem presos, foram autorizados a sair das unidades prisionais, para visita aos seus familiares. Os beneficiados devem cumprir várias restrições como fornecer o endereço onde reside a família a ser visitada ou onde poderá ser encontrado durante o gozo do benefício; recolhimento à residência visitada, no período noturno; não frequentar festas, bares e similares; entre outras determinações.

De acordo com o artigo 123, “autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária e dependerá da satisfação dos seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena”.                  

NA GRANDE ILHA / A jovem Mariana Brandão (MDB), convoca a atuação de mulheres no cenário político e social da capital maranhense: TOMEM PARTIDO!

Jovem, determinada e com uma energia contagiante, Mariana Brandão tem marcado presença em espaços e ações por toda a Grande Ilha.

Filiada ao MDB e com aparições cada vez mais frequentes ao lado de líderes da gestão estadual, Mariana conquistou o carisma de comunidades junto a vereadores já conhecidos, como Concita Pinto e Edson Gaguinho. Além de pautar questões referentes à saúde pública, em especial, ao tratamento odontológico associado diretamente à sua formação profissional da área, ela também tem se mostrado engajada na união de mulheres e na luta por igualdade de gênero, convidando-as para participação do diálogo de decisões que envolvam o nosso cenário político e social.


Na manhã desse domingo, 24, esteve na Avenida Litorânea, em São Luís, participando da corrida de encerramento da VII Semana de Combate ao Feminicídio e que esse ano veio com o tema “ACREDITAR QUE PODE SER DIFERENTE”, promovida pelo movimento SOMOS TODOS MARIANA, com apoio do Governo Estadual, Polícia Civil e Casa da Mulher Brasileira.

Carol Costa, irmã de Mariana Costa, e vice-presidente da ONG, transformou a dor e revolta pelo assassinato da sua irmã, Mariana Costa, em 2016, em uma ação coletiva para que casos de feminicídio como esse não ficassem impunes e para ampliar o debate sobre os estereótipos de gênero, o papel da mulher na sociedade e os tipos de violência sofridas por mulheres em todo o Maranhão.
Por meio das suas redes sociais, Mariana Brandão afirmou: “Eu, como mulher, acredito que pode ser diferente. Precisamos acolher, escutar e cobrar por medidas que nos deixem seguras. Por uma luta dessas, a gente corre, mas vamos em frente!” e ainda finalizou deixando o convite: “Juntas somos mais fortes, TOMA PARTIDO, MULHER!”

Fomte: fatos dos municipios 

A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...