segunda-feira, 24 de abril de 2023

Indígena transexual estuprada e agredida segue internada no Maranhão

 

A indígena transexual, de 21 anos, estuprada e agredida na Terra Indígena Morro Branco, em Grajaú, segue internada com múltiplas fraturas no rosto e aguarda cirurgia.

Por causa dos ferimentos, ela precisou ser transferida do Hospital Municipal de Grajaú para o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI/Socorrão), no fim de semana.

Segundo nota divulgada pelo HMI, a indígena está sob os cuidados de um cirurgião bucomaxilofacial (especialista no tratamento de traumas na cavidade bucal, maxilar e a região facial do crânio) e já recebeu medicamentos.

Ainda de acordo com a nota, por causa dos vários edemas em seu rosto, a vítima ainda não tem condições de realizar uma cirurgia, que está prevista para esta quinta-feira (27).

As testemunhas do crime foram intimadas pela Polícia Civil a prestar depoimento, mas ainda não compareceram à delegacia. Segundo a polícia, o suspeito de cometer o crime, que também é um indígena, ainda não foi encontrado.

O crime

O caso aconteceu na última 19 de abril, após uma festa na Aldeia Formigueiro, que fica dentro da Terra Indígena Morro Branco, em Grajaú.

A indígena foi agredida a pauladas, estuprada e teve o rosto desfigurado. Logo após o ato, o criminoso deixou a vítima desacordada em um matagal.

De acordo com a Polícia Civil, uma das linhas de investigação da polícia aponta para a transfobia como possível motivação do crime.

Fonte: blog do sariva


Prefeitura de Belágua avisou Ministério da Saúde sobre erros no lançamento de dados, mostram documentos

 

Documentos divulgados pelo prefeito de Belágua, Herlon Costa, mostram que a prefeitura da cidade enviou, no dia 08 de dezembro de 2022, um ofício ao Ministério da Saúde comunicando erros no lançamento de dados sobre procedimentos médicos para tratamento pós-Covid. 

O Fantástico, da TV GLOBO, mostrou, neste domingo(24), inconsistência em dados de tratamentos pós-Covid preenchidos por prefeituras maranhenses no sistema do Ministério da Saúde. Mata Roma, Chapadinha, Afonso Cunha e Belágua foram citadas na reportagem. O prefeito de Belágua, além de documentos mostrando que informou o governo federal sobre erros nos envios de dados, afirmou em uma rede social que o "município já adotou todas as medidas legais e está à inteira disposição das autoridades". VEJA.


A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...