sábado, 27 de outubro de 2018

Médico cardiologista Dr. José Rosino da BIOCENTRO de Pedreiras fala sobre hipertensão arterial – Confira a entrevista


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, ou seja, um óbito a cada dois minutos é causado por esse tipo de enfermidade. A nossa entrevista de hoje é com médico cardiologista Dr. José Rosino da BIOCENTRO de Pedreiras.

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial é a elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias. Ela é considerada alta quando atinge valores acima de 12 por 8 (120 por 80 mmHg). Causada principalmente pelo consumo excessivo de álcool e cigarro, sedentarismo e excesso de peso, é uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas específicos.

Apesar do fácil acesso a equipamentos de medição de pressão, o diagnóstico e as orientações de tratamento devem ser sempre feitos pelo médico, que é habilitado para identificar o grau da hipertensão e outros fatores associados que devem ser considerados para tratar as alterações de pressão.

Quando não ou mal tratada, a hipertensão pode trazer sérios riscos à saúde, afetando órgãos importantes como cérebro, coração e rim e causando doenças como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.
Por isso, o controle dos níveis de pressão arterial e a adoção de hábitos saudáveis – alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, cessação do tabagismo e redução do consumo de álcool-, são fundamentais para a saúde.


Assista à entrevista do cardiologista Dr. José Rosino e saiba mais sobre o assunto:

compartilhe  

TSE aprova envio de tropas federais para Bacabal

Por G1 MA — São Luís

Município realizará eleições para o cargo de prefeito que está sendo disputado entre seis candidatos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o pedido de envio de tropas federais para reforçar a segurança das eleições de segundo turno que ocorre neste domingo (28) em Bacabal, a 240 km de São Luís. O pedido foi realizado pelo juiz Jorge Leite que será responsável em comandar a eleição no 2° turno para presidência da República e a eleição suplementar para escolha do novo prefeito e vice de Bacabal. As eleições para prefeito da cidade estão sendo disputadas entre seis candidatos.

Segundo o novo comando do Exército, foi confirmado que Bacabal receberá o reforço neste sábado (27) por volta de 12h. Com a decisão, o Maranhão passa a ter 46 municípios contando com o apoio das forças federais nas eleições.

Tropas federais são liberadas para realizar reforço na cidade de Bacabal

Confira a lista dos municípios maranhenses que terão o reforço de tropas federais no 2º turno:

Alto Alegre do Pindaré
Amapá do Maranhão
Axixá
Belágua
Benedito Leite
Bequimão
Boa Vista do Gurupi
Buriti
Buriti Bravo
Cândido Mendes
Centro do Guilherme
Centro Novo do Maranhão
Chapadinha
Coroatá
Cururupu
Esperantinópolis
Governador Nunes Freire
Grajaú
Icatu
Itaipava do Grajaú
Junco do Maranhão
Loreto
Maracaçumé
Maranhãozinho
Mata Roma
Matões do Norte
Nova Iorque
Nova Olinda do Maranhão
Pastos Bons
Pedro do Rosário
Penalva
Peri Mirim
Pinheiro
Presidente Sarney
Santa Filomena do Maranhão
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
São Benedito do Rio Preto
São Domingos do Azeitão
São Félix de Balsas
São José de Ribamar
São Luís
São Mateus
Tuntum
Urbano Santos

A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...