quarta-feira, 30 de março de 2022

Tragedia, Francisco dos Santos, o "Chico Vicença", é encontrado morto às margens do Rio Preto


 











Imagem reproduzida do whatsApp

"Chico Vicença" saiu de casa às 7h dessa terça-feira (29), falou para sua filha que ia pescar, mas não voltou para casa. Preocupados com a demora, seus familiares resolveram procurá-lo na manhã seguinte.

Depois de muito procurar, por volta das 11h, o genro de "Chico Vicença" o encontrou caído as margens do Rio Preto já  sem vida. Familiares acionaram a  polícia e a ambulância para recolher o corpo até o hospital da cidade.

Na unidade hospitalar, foi constatado que "Chico Vicença" teve morte por afogamento. Francisco dos Santos era separado há um ano e meio; e morava no Povoado São José do Erediano e estava passando uns dias na casa de sua filha, no bairro Botafogo, em SBRP. 

"Chico Vicença" tinha 46 anos, era dependente de remédios controlados e partiu  deixando três filhos: um homem e duas mulheres, além de um neto de apenas dois anos. Seu corpo está sendo velado no Povoado São José Erediano.

CNH Social abre 2 mil vagas para tirar a habilitação sem custo.

 



O Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores será coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran AC), com o apoio da Secretaria de Assistência Social. Durante a apresentação do projeto, a presidente do Detran AC, Taynara Martins, falou sobre sua importância.


“Estamos não só entregando 2.001 CNHs para pessoas de baixa renda, mas estamos investindo na geração de empregos. Hoje a maioria dos jovens não tem oportunidade de trabalhar em seu primeiro emprego por não ter CNH”, disse.


CNH gratuita


O aprovado ficará isento de pagar as despesas e taxas envolvidas no processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não haverá nenhum um custo para fazer o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção, e nem os testes práticos (até três repetições).


O Detran fará parcerias com centros de formação de condutores, clínicas e outras instituições para viabilizar todas as etapas da formação. O programa CNH Social também existe em outros 15 estados brasileiros e no Distrito Federal.


Quem pode solicitar a CNH Social?


Para concorrer às vagas, o cidadão precisa ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, estar inscrito no Cadastro Único e ter renda familiar de até dois salários mínimos. São três modalidades de participação:


Estudantil: alunos de 18 e 25 anos de idade que cursaram e concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino;


Rural: moradores da zona rural com inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico);


Urbana: moradores da zona urbana com inscrição no CadÚnico..


Vale destacar que 5% do total de vagas oferecidas serão reservadas para pessoas com deficiência (PcD).

MPF investiga compra de livros na gestão de Assis Ramos em Imperatriz

 



O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para apurar a compra de Livros e E-books temáticos na gestão do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, usando os recursos provenientes de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

Segundo do MPF, é necessária a continuidade das apurações no Procedimento Preparatório anteriormente instaurado onde resolveu transformá-lo em inquérito civil.

A compra de livros originou-se do pregão eletrônico nº 047/2020, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz (Semed), onde foi contratada a empresa Ebc Soluções e Inovações Tecnológicas Ltda pelo valor de R$ 2.349.436,38.

Segundo apurou a Folha do Maranhão, o Ministério Público Do Maranhão (MPMA) através da 1ª Promotoria de Justiça Especializadas Comarca Imperatriz, pediu a suspensão do pregão eletrônico junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na época, o MP justificou o maior controle das contas públicas, de modo a priorizar as despesas voltas a atender as necessidades sociais mais urgente diante do enfretamento da grave crise sanitária devido ao Covid-19.

Após o pedido do MP, o secretário de educação, José Antônio Silva Pereira solicitou a suspensão do pregão eletrônico, onde foi confirmada na data de 27 de outubro de 2020, sendo reaberto no dia 10 de dezembro do mesmo ano. A assinatura do contrato se deu na data de 15 de janeiro de 2021 com vigência até o final do ano.

A Folha do Maranhão entrou em contato com a prefeitura de Imperatriz, mas até o fechamento da matéria não tivemos retorno.

A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...