terça-feira, 4 de maio de 2021

Deputados instalam comissão e divergem sobre sistema eleitoral

Acompanhe o blog do cremildovalle

A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira a comissão especial para discutir as regras das eleições de 2022. A reforma eleitoral tem como base a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 125/11, do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que adia a realização de eleições marcadas para data próxima a um feriado. No entanto, os deputados vão sugerir outras mudanças, entre elas a reserva de vagas para deputadas mulheres e o incentivo à realização de plebiscitos e referendos.

O sistema eleitoral já causou polêmica na primeira reunião. Os deputados divergiram sobre a a proposta de introduzir o sistema eleitoral majoritário para Câmara, com o chamado “distritão”. Hoje, os deputados são eleitos pelo sistema proporcional, em que as vagas são definidas de acordo com o número de votos para cada partido e o quociente eleitoral. No distritão, os deputados com o maior número de votos em cada estado vão ganhar as cadeiras, sem levar em conta o total obtido pela legenda.

Diálogo e urgência
O presidente eleito da comissão, deputado Luis Tibé (Avante-MG), afirmou que o debate é urgente, por causa do calendário eleitoral. O Congresso tem até o início de outubro para aprovar regras que sejam válidas para a eleição do ano que vem.

“Precisamos de um amplo debate, pra gente apresentar uma proposta que atenda não somente aos interesses do Parlamento, mas aos interesses do Brasil, dos brasileiros que já estão descrentes da política”, disse.

A relatora da comissão, deputada Renata Abreu (Pode-SP), pediu diálogo para se chegar a um consenso. “O grande desafio desta comissão é conversar com os líderes e dirigentes partidários para avançar em algumas pautas importantes para o nosso País.” Renata Abreu também espera o envolvimento da sociedade no debate sobre a reforma. “É difícil para os participantes do jogo eleitoral definir as novas regras”, ponderou.

Transparência
O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) foi relator da subcomissão da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) que discutiu a reforma política em 2019. Ele apontou a importância de se definirem claramente o escopo da comissão da reforma eleitoral e também os critérios para avalição do modelo eleitoral, já que, segundo ele, todos têm vantagens e desvantagens. “São fundamentais a transparência, o baixo custo para eleger o representante, a legitimidade para aproximar o eleitor do eleito e a governabilidade, que não deixe fragmentar o número de partidos”, propôs.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) também defendeu a transparência e participação social na reforma eleitoral. “Precisamos de mecanismos para prestação de contas dos recursos fornecidos para financiamento de campanhas”, sugeriu.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) pediu menos preconceito de ideias na discussão sobre a reforma eleitoral “Os jornais criticaram a comissão antes de ser constituída”, comentou. Silva apontou que é preciso ampliar a legitimidade do Parlamento. “O Brasil é democracia jovem. Onde nós erramos que se precarizou a composição do Parlamento?”, questionou. “Cada vez elegemos menos trabalhadores e há poucos deputados negros e poucas deputadas mulheres”, salientou.

Distritão
Para o deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO), a introdução do voto majoritário para deputados poderia evitar a confusão no sistema eleitoral. “Atualmente, o voto do eleitor pode ser contabilizado para eleger um candidato que ele não escolheu”, observou. “O distritão vai qualificar a representação política e dar mais transparência e simplicidade ao voto.”

Já o deputado Henrique Fontana (PT-RS) demonstrou preocupação com o debate sobre o distritão. Ele teme que a mudança no sistema prejudique o debate eleitoral sobre os programas dos partidos. “A adoção do distritão elevaria o problema do personalismo. Não se muda os rumos do País com a reunião de personalidades”, argumentou. Fontana também defendeu o financiamento público de campanha, sem a volta das doações de empresas. “Não podemos trazer de volta o voto censitário, em que os grandes financiadores têm direito de decidir quem será eleito.”

O deputado Fred Costa (Patriota-MG) alertou para o risco de a eleição majoritária para a Câmara aumentar os custos de campanha, especialmente em estados grandes, que têm muitos municípios. “Como um deputado vai representar com proximidade o cidadão, trabalhando em mais de 500 municípios em Minas Gerais?”, questionou. “O distritão vai rasgar o conteúdo programático dos partidos, enquanto youtubers e endinheirados vão ter preferência.”

Fonte: Agência Câmara de Notícias




WhatsApp Pay é liberado no Brasil; veja como acessar

 Acompanhe o blog do cremildovalle

Ultimas notícias do WhatsApp


O WhatsApp lançou nesta terça-feira (4) no Brasil a nova função de pagamentos pelo mensageiro, o WhatsApp Pay. Agora, os usuários poderão realizar transferências usando cartões pré-pagos, de débito ou cartões múltiplos com a função de débito sem pagar taxas.

A empresa ressalta, no entanto, que o banco poderá cobrar taxas pelo uso do cheque especial e a operadora poderá taxar o uso de dados móveis. A nova função já está sendo discutida desde o fim de março, quando o Banco Central autorizou o recurso. No entanto, o Facebook, proprietário do mensageiro, manteve sigilo sobre a data de lançamento.

Com a nova funcionalidade, será possível ver o status das transferências e todo o histórico de transações realizadas diretamente nas conversas. Em relação à segurança, a empresa explica em seu site oficial que o usuário só poderá aprovar atividades financeiras com o PIN do Facebook Pay ou com a biometria do celular. Além disso, os dados do cartão serão protegidos com criptografia - assim como todas as conversas no app.

Para começar a utilizar o serviço, basta adicionar uma única vez o cartão emitido por um dos bancos participantes. Confira no site oficial como configurar o serviço no seu aplicativo.

“Temos conversas muito avançadas com o Flávio Dino”, diz presidente nacional do PSB

 Acompanhe o blog do cremildovalle


O presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse durante o programa Onze e Meia, nesta terça-feira (4), que convidou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) para o seu partido.

“Nós temos conversas muito avançadas com o Flávio Dino, ele tem uma simpatia pelo PSB, nós já demos as boas vindas e temos muita esperança que ele possa se filiar ao PSB. Vamos ver”, afirmou.

O presidente do PSB disse que Dino pode vir a ser até o candidato à Presidência pelo partido, se quiser. “Ele diz que é candidato ao Senado pelo Maranhão, mas ele é uma liderança tão preparada que pode ser qualquer coisa. Entrando no PSB, tem dimensão pra pleitear qualquer candidatura, inclusive a Presidência. Mas nós não temos acerto sobre isso, nós temos acerto sobre a possibilidade de sua vinda para o PSB e ser um quadro à disposição do partido para várias alternativas que o momento vier a exigir”, completou.

Siqueira disse ainda que “a decisão está com ele, mas ele sabe o respeito que temos por ele, ele é uma liderança que precisaria estar em um partido de espectro mais largo, ele está avaliando isso, a decisão é dele, mas vamos aguardar. Já tivemos várias conversas com o Flávio”. A informação é da Fórum.

O presidente estadual do PSB, Luciano Leitoa já convidou várias vezes Dino para se filiar ao partido.

O PSB, inclusive, já confirmou apoio à candidatura de Flávio Dino ao Senado e de Weverton Rocha ao Governo.

Fonte: Jhon Cutrin

Ídolo do Flamengo, Adriano será eternizado na Calçada da Fama do Maracanã

Acompanhe o blog do cremildovalle


 Adriano fez história com a camisa do Flamengo (Foto:Gilvan de Souza/LANCE!Press)


Adriano Imperador, de 39 anos, passará a ter os seus pés eternizados na Calçada da Fama do Maracanã. A diretoria da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro) escolheu o ex-atacante da Seleção Brasileira e ídolo do Flamengo como o próximo homenageado no estádio.

- O Imperador é um dos ex atletas mais queridos do país por sua trajetória não só pelo Flamengo mas por tudo que ele representou na seleção brasileira, no futebol italiano, e, dessa forma, a gente entende que os pés dele tem que fazer parte como outros grandes atletas já fizeram na Calçada da Fama do Maracanã - disse Adriano Santos, presidente da Suderj, ao site "ge".

O planejamento inicial é que Adriano deixe as suas pegadas e se junte a lendas como Pelé, Garrincha, Roberto Dinamite, Zagallo, Ademir Menezes, Vavá, Rivellino, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Romário e Zico quando o público puder ir aos jogos no Maracanã novamente, em evento ainda a ser oficializado.



Pelo Flamengo, Adriano marcou 27 gols no Maracanã e foi protagonista do Rubro-Negro na conquista do Brasileirão de 2009. Agora, o Imperador será o 123º atleta a ter a sua marca perpetuada na Calçada da Fama do Maraca.

Flamengo, Adriano

972 visitas - Fonte: Lance!

Homem é morto a facada em São Bento – Crime Passional

  Acompanhe o blog do cremildovalle


 Nesta segunda-feira (03), a morte de um homem identificado como Cardoso, ex motorista de ambulância do hospital de São Bento, chocou a cidade de São Bento, muito pela forma violenta que aconteceu o crime, e também porque à vítima era alguém muito conhecida na cidade.

Informações disseminadas por supostas testemunhas em redes sociais apontam que a vítima estava fazendo caminhada no trajeto entre a segunda e terceira boca d’água, na MA-310, rodovia que liga São Bento a Bacurituba, quando um suspeito identificado como Pezinho, teria desferido uma facada nas costas da vítima, levando-a a óbito no local.

O crime mobilizou um grande número de pessoas pelas ruas da cidade e movimentou as redes sociais, o crime é apontado como Passional, o suspeito teria desconfiança que a vítima teria um suposto caso amoroso com a sua esposa. A vítima além de ser conhecida por muito por ser uma pessoa muito prestativa e querida na cidade, era conhecido por ser muito mulherengo.

Fonte Jordeson Rodrigues

A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...