sábado, 2 de março de 2024

BISPO DA DIOCESE DE BREJO MARANHÃO DENUNCIA VIOLÊNCIA NO CAMPO

 

Na manhã do último dia, 28, Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo da diocese de Brejo e presidente da Comissão para a ação sociotransformadora da CNBB/MA, concedeu entrevista à Agencia Tambor.

No decorrer da entrevista, o bispo disse ver com bastante preocupação o avanço do agronegócio no Maranhão. O que tem colocado o estado como campeão em mortes de camponeses que lutam pela posse da terra, além de ameaças e destruição ambiental.

Ganhou destaque na fala do religioso as críticas à famigerada lei de terras do Maranhão, aprovada no apagar das luzes, pela Assembleia Legislativa do Maranhão e sancionada pelo governador Carlos Brandão (PSB), no final do ano de 2023.

Enfatizou que, recentemente, uma comissão ligada ao governo Lula esteve no Maranhão para olhar as situações de conflito no campo envolvendo as disputas violentas entre latifundiários e camponeses. Mas, segundo suas palavras, não basta só "olhar", é preciso agir para garantir o direito à terra de posseiros, comunidades tradicionais e lavradores. 

Durante a entrevista, o Bispo ainda alertou sobre a inércia dos órgãos fundiários do Estado, principalmente INCRA, ITERMA e SEMA, por não solucionar processos administrativos que duram anos, gerando ainda mais conflitos na disputas nas áreas

Dom Valdeci, também ressaltou a importância das comunidades se unirem na luta para garantir mais rápido a vitória sobre os grileiros e latifundiários e seus apoiadores dentro do Estado.

Os Fóruns e Redes de Cidadania, reafirmam sua luta ao lado dos trabalhadores do campo e de todos aqueles que levantam a bandeira da luta por uma verdadeira Reforma Agrária no Maranhão e no Brasil.

Lutar e resistir!

A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...