quarta-feira, 28 de junho de 2023

*Prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, tem contas públicas aprovadas pelo TCE-MA*.

Blog do Cremildo valle

O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Gonçalves Rocha, do PSC, teve as suas contas públicas referentes ao exercício de 2021 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). A decisão foi votada nesta Quarta-feira (28).


Wallas Rocha, que foi eleito em 2020 com 50,65% dos votos válidos, comemorou o resultado e afirmou que a aprovação das contas demonstra o compromisso da sua gestão com a transparência e a responsabilidade fiscal. "Estamos trabalhando com seriedade e respeito ao dinheiro público, buscando sempre melhorar a qualidade de vida da nossa população", disse o prefeito.


Entre as ações realizadas pela Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, destacam-se as obras de pavimentação, a reforma e ampliação de escolas e unidades de saúde, a entrega de kits de alimentação escolar e de equipamentos agrícolas, a implantação de programas sociais e culturais, entre outras.


O prefeito também ressaltou o apoio dos vereadores da Câmara Municipal, que aprovaram os projetos enviados pelo Executivo e fiscalizaram as contas públicas. "Temos uma relação harmoniosa e produtiva com o Legislativo, que tem sido um parceiro importante para o desenvolvimento do nosso município", afirmou o prefeito.


A aprovação das contas e reforçou o compromisso da gestão com o bem-estar dos moradores de São Benedito do Rio Preto. "Estamos trabalhando juntos para fazer uma administração eficiente, moderna e participativa, que atenda às demandas e às expectativas da nossa gente", declarou a Wallas Rocha.


Iracema Vale que viabiliza denúncia de violência contra a mulher no ato da matrícula escolar

 Projeto de Lei dispõe sobre obrigatoriedade de viabilizar formulário para denúncia de violência contra a mulher no ato da matrícula nas unidades de ensino públicas e privadas do Maranhão

Agência Assembleia

Blog do cemildo Valle


Presidente Iracema Vale, autora do Projeto de Lei nº 143/2023, em registro na mesa com o deputado Wellington do Curso

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (28), em segundo turno, o Projeto de Lei nº 143/2023, de autoria da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de viabilizar formulário para denúncia de violência contra a mulher no ato da matrícula escolar nas unidades de ensino da rede pública e privada do Maranhão. A matéria segue para sanção governamental.

Segundo a proposição, o objetivo é proteger mulheres em situação de violência e extrema vulnerabilidade. Além disso, as unidades escolares deverão disponibilizar, no ato da matrícula, informações sobre medidas de combate à violência contra a mulher e ter outras atividades informativas durante o ano letivo. 

De acordo com o texto, o formulário deverá ser disponibilizado para a mãe ou responsável legal pelo aluno, devendo ser preenchido individualmente e entregue ao responsável pela matrícula, o qual deverá arquivar cópia da documentação no prontuário do aluno e informar o ocorrido à direção da escola, que tomará as medidas legais e necessárias.

Se o caso for recente, conforme o projeto, as providências deverão ser imediatas, assegurada a permanência da mãe ou da responsável legal na unidade de ensino, até que as autoridades policiais responsáveis solucionem o ocorrido. O poder público poderá disponibilizar comunicação entre as escolas e as forças de segurança pública por meio de ferramentas tecnológicas.

“Ainda há um exorbitante número de vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Brasil. Todos os meios que informem os cidadãos maranhenses sobre o combate a qualquer forma de violência é primordial para a garantia de direitos e para a diminuição do número de vítimas”, enfatizou a autora do projeto, Iracema Vale.

Homenagem

Foi aprovado, ainda, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 165/2023, também de sua autoria, que dispõe sobre a mudança de denominação da Escola Estadual Centro de Ensino Desembargador Emésio Araújo, localizada no município de Belágua, para Centro de Ensino Professora Claudicéa Granjeiro Oliveira. A matéria segue para sanção governamental.

A proposição objetiva homenagear a professora Claudicéa Granjeiro Oliveira por seus relevantes serviços educacionais prestados aos belaguenses. Além de dar aulas, também foi gestora do Centro de Ensino Emésio Araújo e secretária municipal de Educação de Belágua. 

A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...