domingo, 21 de abril de 2024

Dia dos Povos Indígenas: Equatorial Maranhão alerta que 5.568 famílias indígenas poderiam economizar na conta de energia com a Tarifa Social

 Deu no blog contextualizando 

Dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e a Equatorial Maranhão alerta que 5.568 famílias indígenas estão deixando de receber descontos porque ainda não solicitaram o benefício. Apenas 2.783 famílias estão cadastradas no programa no estado.

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia elétrica. A iniciativa é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e beneficia famílias de baixa renda, incluindo indígenas, com redução no valor da conta de luz.

Hoje, em todo o estado, mais de 1 milhão de famílias já estão sendo beneficiadas pelo desconto na Tarifa Social. Segundo a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, a Distribuidora pretende cadastrar o maior número possível de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica. “Sabemos o quanto esse desconto faz diferença na vida das famílias de baixa renda. Por isso, temos realizado uma grande busca ativa em todo estado para identificar as famílias que têm direito ao benefício. Hoje, chamamos atenção especificamente para as famílias indígenas, que podem ter desconto de até 100% na conta de energia”, explica Mirelly.

Saiba como conseguir o desconto:

Para ter acesso ao benefício, é preciso que as famílias estejam inscritas e com todos os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), inclusive, o Número de Identificação Social (NIS). Além disso, também é necessário ter renda igual ou menor a meio salário mínimo por pessoa da família, ou possuir, entre seus moradores, alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os indígenas que não possuírem RG ou CPF, podem apresentar o RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena.

Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento do Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.

Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: http://www.equatorialenergia.com.br;  Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

Confira abaixo a documentação necessária para cadastrar 

CPF;
Identidade ou Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (RANI) para as famílias indígenas;
Número de Identificação Social (NIS);
Caso possua o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social – BPC, informar o número do benefício;
Informar a conta contrato da conta de energia.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

São Luís/MA: Vereadora Fátima Araújo é homenageada durante a solenidade de comemoração pelos 50 anos do ambulatório e quatro anos da área hospitalar do Hospital Genésio Rêgo

 Deu no blog Fatos dos municípios 

A cerimônia contou com a participação de secretários de Estado, profissionais da Saúde e de Thayná Camarão, representando o governador Carlos Brandão. 

A Saúde maranhense esteve em festa nesta sexta-feira, (19), quando autoridades maranhenses de reuniram para celebrar os 50 anos do ambulatório e os quatro anos do Hospital Dr. Genésio Rêgo.

Entre os presentes, a vereadora Fátima Araújo que se destaca em todos os setores, participou do evento, recebeu uma placa pelos relevantes serviços prestados á instituição e ficou emocionada por ser parte da história do hospital. Assim que seu nome foi citado, a parlamentar foi ovacionada pelos presentes, indo às lágrimas por se sentir reconhecida.








UMA PARCERIA ENTRE COLÔNIA DE PESCADORES E SINDICATO DO TRABALHADORES RUAIS, NO MUNICÍPIO DE MAGALHÃES DE ALMEIDA FOI PROMOVIDA UMA AÇÃO SOCIAL DE TRIAGEM PARA CIRUGIA DE PTERÍGIO



 

Foi realizado ontem dia  (20) de abril na cidade de Magalhães de Almeida, na Colônia de Pescadores do município, triagem para cirurgias de pterígio e Catarata. Foram atendidas mais 250 pessoas de Magalhães de Almeida( zona rural e urbana) e algumas de  cidades próximas.


Essa ação de triagem in loco, teve como objetivo facilita a vida da população, sem que precise sair de sua cidade para fazer esse procedimento.


Essa ação teve a contribuição do Deputado Federal Aluísio Mendes, Governo do Estado do Maranhão e EMSERH-Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares.

Participaram como voluntários alguns parlamentares como a Hélyca Lustosa, Júnior Portugal e outros. 

A ação foi um sucesso total e que beneficia a vida de várias pessoas magalhenses.













A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...