quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Bandidos tentam tomar carro de assalto e são baleados no bairro da Cohab

Dois bandidos tentaram tomar um carro de assalto hoje, quinta-feira, dia 14, mas a ação foi abortada pelo dono do veículo. O cidadão puxou a arma e atirou nos dois meliantes, atingindo um na panturrilha e outro no braço. Policiais chegaram em seguida e levaram os bandidos para um hospital e em seguida para a cadeia.

Você me faz acreditar que nada existe sem amor, que você veio para mostrar o meu caminho. Você traz uma paixão que eu nunca pude descobrir. Mostrou que um coração não vive sem carinho

Funkeiro passou mal na noite de quarta e foi internado nesta quinta

Por O Dia
- Atualizado às 14h45 de 14/02/2019
Rio - O cantor MC Marcinho, de 41 anos, foi internado na manhã desta quinta-feira com suspeita de derrame. De acordo com a assessoria do funkeiro, Marcinho sentiu dores no peito na noite de quarta-feira. Marcinho foi levado nesta manhã para o Hospital São Lourenço, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Marcinho é famoso por hits como "Glamurosa", "Princesa", "Garota Nota 100", entre outros. Este ano, o funkeiro está completando 25 anos de carreira.

Esposa capa marido após saber que ele estuprou a sua filha de 6 anos

imagem reproduzida pelo facebook

Uma jovem de 24 anos decepou o pênis do esposo, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espirito Santo (ES). Segundo informações, a mulher ficou furiosa quando ficou sabendo que o seu esposo tinha violentado sexualmente de sua filha. O acusado, que não teve o seu nome revelado, tem 26 anos.

Conforme relatos da polícia, o estupro aconteceu quando a menina estava com a sua avó, que é deficiente visual. Ainda, de acordo com a polícia, o suspeito aproveitou da deficiência da avó da criança para abusar sexualmente da enteada. No entanto, ao sentir muita dor, a criança teria começado a gritar, e o acusado ameaçado a mesma caso ela contasse o que tinha acontecido para a sua mãe. Com medo de ser espancada pelo padrasto, a garotinha relatou para a sua avó que o seu padrasto tinha abusado dela.

A mãe da vítima teria ouvido uma parte da conversa, e assim ficou sabendo que o seu esposo, com que convivia há cerca de 4 anos, teria abusado de sua filha. Ela então ligou para a Polícia Militar e foi aconselhada a procurar o Conselho Tutelar da cidade, que marcou uma reunião na quinta-feira (29). A criança de 6 anos é de um outro relacionamento da mulher. Já com o acusado, ela tem outra filha de 2 anos.

 A jovem relatou para a polícia que por volta das 22 horas, ela estava com muita raiva e revolta e foi até a cozinha, pegou uma faca peixeira e foi até o quarto, onde ele estava deitado e decepou o órgão genital do acusado. Após o ocorrido, ela fugiu da casa levando a sua filha e sua mãe. Após alguns minutos ela ligou para a polícia relatando o que tinha acontecido.
 
O suspeito foi socorrido e levado para uma unidade médica. Já no hospital, o recebeu os atendimentos necessários. A menina passou por exames médicos e, caso seja confirmado que houve penetração na criança, o suspeito responderá o processo pelo crime de estupro de vulnerável, mas como não houve flagrante, o mesmo vai responder o caso em liberdade. A mãe da menina foi presa em flagrante pela polícia, e a mesma poderá pegar até cinco anos de cadeia.

NEURÔNIOS



Motivos pelos quais podem viver mais e melhor


Que são os neurônios? São células pequenas que desempenham as funções relacionadas com o sistema nervoso. Em nosso cérebro, existem milhões de neurônios, os cientistas calculam que temos cerca de 80 milhões quando nascemos. À medida que crescemos, esse número diminui. Depois dos 80 anos, teremos perdido 30% de nossos neurônios. Ao longo da vida, perdemos e regeneramos neurônios constantemente. Através do processo de regeneração dos neruônios, são geradas novas conexões que produzem um processo denominado neurogênese. Esse processo permite a criação de novos neurônios durante a vida da pessoa.
As pessoas realizam atividades diárias que podem causar a deterioração neuronal e, portanto, a deterioração cognitiva. Ações como beber, fumar, não dormir, não comer bem ou o estresse podem causar uma deterioração mais rápida. Em CogniFit, queremos ajudar você a regenerar seus neurônios, criando novas conexões e treinando sua capacidade cognitva.
Muitas pessoas já ouviram a expressão "deveríamos usar a mente para não atrofiá-la", geralmente aplicada ao exercício físico, mas também aos neurônios. A seguir, são apresentados os motivos pelos quais é necessário manter as células cerebrais ativas.
  • As células cerebrais ativas recebem mais quantidade de sangue.
Os cientistas sabem que as zonas ativas do cérebro usam mais energia e portanto precisam de mais oxigênio e glicose. Desta forma, estas áreas recebem mais sangue com o propósito de satisfazer a demanda de neurônios ativos. A medida que você ativa seu cérebro, o sangue flui para as células cerebrais funcionais. As imagens da ressonância magnética, são usadas para entender como o sangue flui no cérebro. Estas imagens mostraram que nossas células cerebrais, também conhecidas como neurônios, dependem muito do abastecimento de oxigênio. Quanto mais se exercita o cérebro, mais se ativam os neurônios, e mais abastecimento de sangue recebem. Por outro lado, uma célula cerebral inativa recebe cada vez menos sangue e acaba morrendo.
  • As células cerebrais ativas têm mais conexões com outras células cerebrais.
Cada célula cerebral está conectada com o entorno através de rápidos impulsos elétricos. As células cerebrais ativas tendem a produzir dendritos, que são como braços pequenos que se estendem para conectar-se com outras células. Uma única célula pode ter até 30.000 conexões. Como resultado, se converte em parte de uma rede neuronal altamente ativa. Quanto maior seja a rede neuronal da célula, mais possibilidades terá de se ativar e sobreviver.
  • As células cerebrais ativas produzem mais substâncias de "manutenção".
O Fator de Crescimento Neuronal (FCN) é uma proteína produzida em seu corpo, nas células alvo. Esta proteína se liga aos neurônios, para torná-los ativos, diferenciados, e reativos. Quantas mais vezes você desafiar e exercitar seu cérebro, mais FCN é produzido.
  • As células cerebrais ativas estimulam a migração das células benéficas do tronco cerebral.
Estudos recentes demonstraram que as novas células cerebrais são geradas em uma zona específica do cérebro, chamada hipocampo. Essas células cerebrais podem migrar para as áreas cerebrais nas quais são necessárias. Por exemplo, as celulas migrariam a uma área determinada depois de uma lesão cerebral. Estas células migratórias são capazes de imitar as ações das células circundantes, permitindo a restauração parcial de atividade na área prejudicada.

Estrutura de um neurônio

O neurônio está composto por uma estrutura cujas partes principais são o núcleo, o corpo celular e os dendritos. Existem várias conexões entre os neurônios através dos axônios ou de pequenas ramificações. Os axônios ajudam a criar redes, cuja função é transmitir mensagens de neurônio a neurônio. Esse processo recebe o nome de sinapse, que é a conexão dos axônios com cargas elétricas a uma velocidade de 0,001 segundos e pode ocorrer cerca de 500 vezes por segundo.


1. Núcleo
É a parte central de um neurônio. Está localizado no corpo celular e produz energia para as funções celulares.
2. Dendritos
Os dendritos são os "dentes dos neurônios". Formam pequenas ramificações que sobressaem de diferentes partes do neurônio. Em outras palavras, é o corpo celular. A célula geralmente tem várias ramificações e o tamanho depende da função do neurônio e onde está localizado.
3. Corpo celular
É a parte que inclui o núcleo. Aqui é onde as moléculas são produzidas e onde são realizadas as ações vitais mais importantes do neurônio, assim como as funções das células nervosas.
4. Célula de Schwann
As células de Schwann estão localizadas no sistema nervoso periférico e acompanham o neurônio durante seu deselvolvimento e crescimento. Cobrem as ramificações ou axônios e atuam como uma membrana isolante.
5. Mielina
A mielina é uma substância composta por proteínas e lípidos. Está localizada no sistema nervoso neuronal e coberta pelos axônios, ao redor de uma camada grossa com um efeito isolante, sendo capaz de tramsmitir impulsos nervosos. A substância é criada pelas células de Schwann.
6. Terminal axônico
Os terminais axônicos, ou botões sinápticos estão situados no neurônio e divididos em dois terminais cuja função é vincular outros neurônios e criar uma sinapse. Os neurotransmissores do cérebro são locais de armazenamento dos botões sinápticos, em áreas pequenas denominadas vesículas sinápticas.
7. Nódulo de Ranvier
O Nódulo de Ranvier é uma cavidade ou espaço entre cada bainha de mielina das extensões do axônio. O espaço entre cada bainha é suficiente e necessário para otimizar a transmissão de impulsos e garantir que não se perca. A principal função do Nódulo de Ranvier é facilitar o movimento e melhorar o consumo de energia.
8. Axônio
O axônio é outra das partes principais do neurônio. É uma fibra nervosa fina que transmite os sinais elétricos entre os neurônios. Como já foi dito anteriormente, os axônios têm terminações nervosas que acabam na região da sinapse ou nos botões terminais dos axônios. Ao mesmo tempo, os axônios do sistema central nervoso estão rodeados de mielina.

Referências

James Siberski, Evelyn Shatil, Carol Siberski, Margie Eckroth-Bucher, Aubrey French, Sara Horton, Rachel F. Loefflad, Phillip Rouse. Computer-Based Cognitive Training for Individuals With Intellectual and Developmental Disabilities: Pilot Study - The American Journal of Alzheimer’s Disease & Other Dementias 2014; doi: 10.1177/1533317514539376
Preiss M, Shatil E, Cermakova R, Cimermannova D, Flesher I (2013) Personalized cognitive training in unipolar and bipolar disorder: a study of cognitive functioning. Frontiers in Human Neuroscience doi: 10.3389/fnhum.2013.00108.
Shatil E (2013). Does combined cognitive training and physical activity training enhance cognitive abilities more than either alone? A four-condition randomized controlled trial among healthy older adults. Front. Aging Neurosci. 5:8. doi: 10.3389/fnagi.2013.00008
Peretz C, Korczyn AD, Shatil E, Aharonson V, Birnboim S, Giladi N. - Computer-Based, Personalized Cognitive Training versus Classical Computer Games: A Randomized Double-Blind Prospective Trial of Cognitive Stimulation - Neuroepidemiology 2011; 36:91-9. corporativelanding_Neuronas_14
Evelyn Shatil, Jaroslava Mikulecká, Francesco Bellotti, Vladimír Burěs - Novel Television-Based Cognitive Training Improves Working Memory and Executive Function - PLoS ONE July 03, 2014. 10.1371/journal.pone.0101472 corporativelanding_Neuronas_15
Korczyn AD, Peretz C, Aharonson V, et al. - Computer based cognitive training with CogniFit improved cognitive performance above the effect of classic computer games: prospective, randomized, double blind intervention study in the elderly. Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association 2007; 3(3):S171. corporativelanding_Neuronas_16
Shatil E, Korczyn AD, Peretzc C, et al. - Improving cognitive performance in elderly subjects using computerized cognitive training - Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association 2008; 4(4):T492.

Mulher é agredida pelo marido com golpes de fio elétrico em Angra dos Reis

O motivo: ela saiu de barco com os pais do agressor e demorou a chegar em casa, segundo a irmã da vítima. O homem, identificado apenas como Uelinton, teve a prisão temporária autorizada pela Justiça e está foragido
Mulher foi agredida pelo marido com golpes de fio elétrico em Angra dos Reis - 
Rio - Uma mulher foi chicoteada com um fio elétrico pelo marido em Angra dos Reis, na Região da Costa Verde. O motivo: ela saiu de barco com os pais do agressor e demorou a chegar em casa, segundo a irmã da vítima. O homem, identificado apenas como Uelinton, teve a prisão temporária autorizada pela Justiça na última sexta-feira e desde então está foragido.
"A minha irmã foi para uma ilha aqui na região com os pais dele, que ele mandou ir. O Uelinton deu determinado horário para ela voltar, mas o pai dele fez um frete com o barco e ela acabou chegando tarde. Ele bateu nela porque minha irmã não chegou no horário, para você ver a crueldade do ser humano", disse ao DIA Marcélia Rocha, irmã da vítima, que postou o caso nas redes sociais nesta quarta-feira.
A vítima, que não vamos identificar para a sua segurança, estava com o filho de apenas oito meses do casal no colo no momento em que foi agredida. A mulher também relatou aos familiares que apanhou, inclusive, até durante a gestação e quando estava no pós-parto.
"Ela estava com o filho no colo. Ele tirou o bebê do colo dela, colocou na cama e jogou ela ao lado do bebê, a agredindo diversas vezes com os fios", disse Marcélia, que afirmou ter sido ameaçada. "Ele a ameaçava constantemente, que a iria matar, a mim e a minha mãe caso denunciássemos".
De acordo com a polícia, o caso aconteceu no último dia 2. Após ser agredida com golpes de fio elétrico, a vítima ficou com as costas toda marcada e procurou a Delegacia de Atendimento à Mulher de Angra dos Reis. Com a repercussão da postagem de Marcélia, há informações que o agressor se entregue nesta quinta-feira. "Não conseguimos prender em flagrante, mas podemos executar o mandado de prisão temporária a qualquer momento", disse uma fonte ao DIA. "Segundo ela narra, quando ele não era agradado batia nela como forma de punição", completou.
Histórico de agressões
A irmã da vítima disse que o casal faria 10 anos juntos em abril. Por oito anos ela não fez contato com a família, "se manteve longe da família, em cárcere privado praticamente, porque ela não falava com ninguém, não podia ter contato com ninguém."
"A gente não sabia onde ela estava, como estava e até se estava viva. Ele obrigava ela a usar roupas compridas para esconder os hematomas, e por ciúme também", conta a estudante.
Segundo a jovem, a irmã, de 28 anos, retomou contato com a família há cerca de um ano. "Há um ano, ele veio pedir desculpas para minha mãe, dizendo que estava arrependido, que tinha mudado, entrado para a igreja, que ia deixar a gente ver minha irmã. Começamos a frequentar a casa deles, mas até então não havia nenhum sinal de violência contra minha irmã, só o jeito grosso, arrogante, que ele sempre foi com a minha irmã", explica.
Em nota, a Polícia Civil disse que um mandado de prisão temporária foi expedido pela Justiça na última sexta-feira, com base na investigação da Deam de Angra dos Reis. "Desde então ele é considerado foragido. A especializada vem realizando diligências para prender o autor", disse a instituição. A defesa do acusado não foi localizada. O espaço está aberto para manifestação.
Mulher foi agredida pelo marido com golpes de fio elétrico em Angra dos Reis - Reprodução Facebook

A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...