segunda-feira, 16 de outubro de 2023

ATENÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ÔNIBUS ESCOLAR CAMINHO DA ESCOLA ESTAR ABANDONADO HA DOIS ANOS PELA GESTÃO MUNICIPAL EM ZONA RURAL.


A população do município de presidente Vargas (165 km da capital são Luís) cobra explicações sobre a situação de abandono de um ônibus escolar no povoado irmã Dorothy zona rural do município que se encontram estacionado já dois anos na comunidade pertencentes à gestão municipal.

As imagens enviada por moradores da localidade enviada ao site e de um ônibus caminho da escola do governo federal, completamente abandonado e preocupante pra sociedade.

O abandono do veículo representa um enorme prejuízo ao município, uma vez que o ônibus escolar é de grande serventia na realização de transporte, dos alunos daquela localidade até a sede do município. O ônibus, por sua vez é de fundamental importância para o transporte escolar ao invés de tá alugando outros transporte de péssima qualidade sedo que poderia tá sendo utilizado o que sem tem deixado por gestão anteriores.

Com esta situação, a prefeita Fabiana mendes, vem sendo apontado e cobrado para que dê resolutividade à situação.

O blog da mucambo buscou contato com a prefeita Fabiana mendes, mas a mesma não foi encontrada até o fechamento da matéria para falar sobre o assunto. No entanto, o espaço segue aberto como direito de resposta.

JORNALISTA JOSINALDO SOARES

REGISTRO:0001662/MA

Em entrevista, Iracema Vale destaca importância da lei que protege a região dos Lençóis Maranhenses



Em entrevista ao programa ‘Bom Dia Mirante’, na manhã desta segunda-feira (16), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), destacou sobre a importância da aprovação da lei de sua autoria, que trata da preservação e proteção da região dos Lençóis Maranhenses, sancionada no dia 12 de outubro.


“A lei visa proteger todos os municípios que abrangem os Lençóis Maranhenses. O projeto surgiu da necessidade de passarmos uma segurança à população no que diz respeito à preservação do parque, dos nossos mananciais hídricos, das nossas chapadas e, sobretudo, dos nossos agricultores familiares”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.


No bate-papo com os jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca no quadro ‘Bastidores’, a parlamentar ressaltou que a lei irá conter o avanço da abertura de novas lavouras destinadas ao cultivo de monoculturas na região para coibir impactos ambientais significativos, como a perda de habitat, o aumento da poluição das águas e a degradação dos solos.


“A educação ambiental também é um dos pontos explorados pela lei porque precisamos falar mais sobre o turismo sustentável e o estímulo ao ecoturismo, que são fundamentais para a subsistência e para o desenvolvimento da região. O parque é um patrimônio belíssimo e o cartão-postal do Maranhão para o mundo e precisa dessa atenção”, frisou Iracema Vale.


Questionada sobre como é possível equilibrar o avanço do agronegócio, que é importante para potencializar a economia do Estado, com a necessidade de proteger as famílias rurais e o meio-ambiente, a presidente do Poder Legislativo salientou que já existem produções agropecuárias na região, mas determinadas áreas necessitam ser protegidas de devastações.


“Os agricultores familiares trabalham em pequena escala e não prejudicam o meio-ambiente com suas atividades, o que eles precisam é de incentivo e apoio técnico. Com a lei, nós garantimos que os produtores rurais tenham acesso ao que eles precisam para continuarem trabalhando e garantindo seu sustento”, assegurou a presidente.

ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA. TEMA "VIDA DE PROFESSOR".

 


O evento foi realizado, hoje dia 16 durante todo o dia no Multicenter SEBRAE em São Luís  este grande evento Estadual. Há 10 anos o Sebrae trabalha esta temática: Educação Empreendedora. 

 E nesta gestão está sendo oportunizada a participação de professores. E assim, um  grupo de professores  de São Benedito do Rio Preto estão participando deste evento promovido pelo Sebrae - Ma. O  prefeito Wallas Rocha e os Secretários de educação  juntos com  coordenadora da sala do Empreendedor professora Enocélia Mota  estimularam a participação de todos que se inscreveram no site e estão aptos e participando. O dia 16 de outubro é um dia de muito aprendizado pois a  educação empreendedora é uma abordagem pedagógica que visa o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para inovação. Isso significa que a escola empreendedora   promove atividades para despertar o interesse do aluno em projetos transformadores, bem como incentiva a autonomia e a criatividade.  Veja fotos e programação do dia.


Veja aqui






A ex-prefeita Iracema Vale prestigia posse do novo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Festa e alegria marcam a tradicional Feira da Agricultura Familiar, na sede do STTR de SBRP-MA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA promoveu, nessa quarta-feira (1), a tradicion...